'
20/07/2015
Dois novos espetáculos, criados em parceria com ícones da música mineira,
e uma campanha maciça de vídeos na internet marcam as comemorações
A celebração dos 40 anos de atividade do GRUPO CORPO traz aos palcos brasileiros dois balés inéditos. O programa duplo, composto por Dança Sinfônica, com trilha assinada por Marco Antônio Guimarães e coreografia de Rodrigo Pederneiras, e Suíte Branca, com trilha de Samuel Rosa e coreografia de Cassi Abranches, faz sua estreia mundial no próximo dia de 5 de agosto no Palácio das Artes, na capital mineira. O mesmo palco onde, em 1º primeiro de abril de 1976, pouco mais de um ano após a fundação da companhia, subia à cena pela primeira vez Maria Maria, o balé que inaugura sua trajetória.
Como aconteceu em Maria Maria, que contou com os talentos de Milton Nascimento e Fernando Brant na criação da trilha, para conceber o programa comemorativo de suas quatro décadas de existência, o GRUPO CORPO foi buscar a colaboração de grandes ícones da música produzida em Minas Gerais. mapa satelital Enquanto Dança Sinfônica, quinta trilha do músico e compositor Marco Antônio Guimarães para a companhia, alia a sonoridade única do grupo que ele lidera – Uakti Oficina Instrumental um dos mais originais surgidos na cena musical brasileira no último quarto do século XX – à excelência da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, de 90 figuras –que, sob a direção do maestro Fabio Mechetti, atingiu em apenas sete anos um patamar equiparável às mais importantes formações orquestrais da história do país –, Suíte Branca marca a primeira contribuição do CORPO com o vocalista, guitarrista e compositor Samuel Rosa e seus companheiros do Skank, uma das bandas brasileiras de maior projeção internacional, outro patrimônio musical do Estado.
Completa o naipe de colaboradores do espetáculo que celebra os 40 anos do CORPO, a jovem coreógrafa paulista Cassi Abranches, que atuou como bailarina da companhia de 2001 a 2013 e assina como convidada Suíte Branca, balé que abre o programa.
Depois de cumprir temporada de cinco apresentações em Belo Horizonte, o GRUPO CORPO segue com suas novas criações para o Teatro Alfa, em São Paulo (12 a 23 de agosto), e para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (3 a 7 de setembro).
As comemorações envolvem ainda uma campanha online no canal oficial do GRUPO CORPO no YouTube (www.youtube.com/GrupoCorpoOficial). Iniciada no último dia 5 de fevereiro, a campanha, produzida pela JPZ Comunicação e dirigida por Janaína Patrocínio e Claudia Ribeiro, faz um apanhado dos principais momentos da trajetória da companhia, ao mesmo tempo em que registra e compartilha, em tempo real, o processo de criação dos dois novos balés. Às mais de duas dezenas de teasers de 42” a 6’43” especialmente produzidos para a celebração dos 40 anos do CORPO, somam-se 46 excertos de espetáculos que já vinham sendo disponibilizados para o público no canal – de Missa do Orfanato, de 1989, a Triz, de 2013.
As séries de vídeos inéditos no nosso canal do youtube continuam a todo vapor. Toda quinta-feira um novo episódio é postado. Abaixo os links para as novas séries e para trechos de nossos espetáculos:
Tecnologia por André Lug