HISTÓRICO
Fundado por Paulo Pederneiras em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo estrearia no ano seguinte sua primeira criação, Maria Maria. Com música original assinada por Milton Nascimento, roteiro de Fernando Brant e coreografia do argentino Oscar Araiz, o balé ficou dez anos em cartaz e percorreu catorze países. Um êxito que se converteria na concretude de uma sede própria, inaugurada em 1978. Mas, se a empatia com o público, o entusiasmo da crítica e o sucesso de bilheteria foram imediatos, a conquista de uma identidade artística própria, a sustentação de um padrão de excelência e a construção de uma estrutura capaz de garantir a continuidade da companhia e o estabelecimento de metas de longo prazo são fruto de árduo trabalho cotidiano.
De 1976 a 1982, enquanto o sucesso de Maria Maria ainda repercutia em apresentações pelo Brasil e diversos países da Europa e da América do Sul, o Grupo Corpo não se deu descanso. Colocou em cena nada menos que seis coreografias assinadas por Rodrigo Pederneiras, que assume o posto de coreógrafo-residente em 1981 e, juntamente com Paulo Pederneiras – diretor artístico da companhia e responsável pela iluminação e cenários dos espetáculos – acaba por moldar a personalidade e as feições definitivas do grupo.
Em 1985, chegava aos palcos o segundo grande marco na carreira do grupo: Prelúdios, leitura cênica da interpretação do pianista Nelson Freire para os 24 prelúdios de Chopin. O espetáculo, que faz sua estreia no I Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro, é aclamado pelo público e pela crítica, e termina de firmar o nome do grupo no cenário da dança brasileira.
O Grupo Corpo dá início então a uma nova fase, na qual irá processar a gestação de uma caligrafia e um vocabulário coreográfico únicos. A partir de um repertório eminentemente erudito – onde figuram, entre outras, obras de Richard Strauss, Heitor Villa-Lobos e Edward Elgar –, vai tomando forma a combinação da técnica clássica com uma releitura contemporânea de movimentos extraídos dos bailados populares brasileiros que se transformaria em uma marca registrada do grupo.
Em 1989 estreia Missa do Orfanato, uma densa e grandiosa tradução cênica da Missa Solemnis k.139, de Mozart. De dimensões quase operísticas, o balé torna-se um marco estético tão definitivo na trajetória do grupo, que, duas décadas depois de sua estreia, permanece em repertório.
Em 1992 emerge o divisor de águas do Grupo Corpo: 21, o balé que firmaria a imparidade da sintaxe coreográfica de Rodrigo Pederneiras e a inconfundível persona cênica da companhia. A partir da sonoridade singular da oficina instrumental mineira Uakti e dez temas compostos por Marco Antônio Guimarães, o coreógrafo deixa de lado a preocupação com a forma e começa a investir na dinâmica do movimento, buscando, através do desmembramento de frases musicais e rítmicas, a escritura de uma partitura de movimentos menos pautada na construção melódica, e mais interessada no que subjaz a ela. O resgate da ideia de trabalhar com trilhas especialmente compostas, que havia marcado os três primeiros espetáculos do grupo nos idos dos anos 70, permite também que ele avance na investigação de um vocabulário identificado com suas raízes brasileiras.
Na criação seguinte, Nazareth (1993), o fascínio de Rodrigo por transitar entre os universos musicais erudito e o popular encontra uma oportunidade perfeita para se realizar mais plenamente. Inspirada no jogo de espelhamento proposto em contos e romances do ícone maior da literatura brasileira, Machado de Assis (1839-1908), e na obra de Ernesto Nazareth (1863-1934), figura seminal na formação da música popular no Brasil, a trilha criada pelo compositor e professor de Teoria Literária José Miguel Wisnik permite que, a partir de uma sólida base clássica, o Grupo Corpo leve para a cena uma bem-humorada síntese da brejeirice e da sensualidade (in)contidas no gingado próprio das danças brasileiras de salão.
A parceria com autores contemporâneos dá tão certo que as trilhas especialmente compostas passam a ser uma norma e, cada trilha, o ponto de partida para a nova criação. De 1992 para cá, a exceção que confirma a regra é Lecuona, de 2004, onde, a partir de treze derramadas canções de amor do cubano Ernesto Lecuona (1895-1963), Rodrigo exercita à exaustão seu dom para a criação de pas-de-deux.
Em meados dos anos 90, o Grupo Corpo intensifica significativamente sua agenda internacional. Entre 1996 a 1999, atua como companhia residente da Maison de la Danse, de Lyon, França, fazendo neste período a estreia europeia de suas criações Bach, Parabelo e Benguelê.
Hoje, tendo criado mais de 40 coreografias, a companhia mineira de dança contemporânea apresenta-se em lugares tão distintos quanto a Islândia e a Coreia do Sul, Estados Unidos e Líbano, Itália e Cingapura, Holanda e Israel, França e Japão, Canadá e México.
A sonoridade ao mesmo tempo única e múltipla de Marco Antônio Guimarães, O minimalismo de Philip Glass, o vigor pop e urbano de Arnaldo Antunes, o experimentalismo primigênio de Tom Zé, a africanidade de João Bosco, versos metafísicos de Luís de Camões e Gregório de Mattos à luz de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a modernidade enraizada de Lenine, a diversidade sonora de Moreno, Domenico e Kassin, as canções medievais de Martín Codax na releitura de Carlos Núñez e José Miguel Wisnik, a levada pop de Samuel Rosa e seus companheiros do Skank, a originalidade rítmica do Metá Metá e a genialidade de Gilberto Gil dão origem a espetáculos de têmperas essencialmente diversas – cerebral, cosmopolita, interiorano, primordial, existencialista, brutal, moderno, lírico – sem que se percam de vista os traços distintivos do Grupo Corpo.
TODAS AS OBRAS
ESTANCIA [2023] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Alberto Ginastera
GIL REFAZENDO [2022] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Gilberto Gil
PRIMAVERA [2021] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Palavra Cantada
GIL [2019] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Gilberto Gil
GIRA [2017] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Metá Metá
DANÇA SINFÔNICA [2015] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Marco Antônio Guimarães
SUÍTE BRANCA [2015] • coreografia: Cassi Abranches • música: Samuel Rosa
TRIZ [2013] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Lenine
SEM MIM [2011] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Carlos Núñez e José Miguel Wisnik
ÍMÃ [2009] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: +2 [Moreno, Domenico, Kassin]
BREU [2007] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Lenine
ONQOTÔ [2005] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Caetano Veloso e José Miguel Wisnik
LECUONA [2004] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Ernesto Lecuona
SANTAGUSTIN [2002] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Tom Zé e Gilberto Assis
O CORPO [2000] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Arnaldo Antunes
BENGUELÊ [1998] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: João Bosco
PARABELO [1997] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Tom Zé e Zé Miguel Wisnik
BACH [1996] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Marco Antônio Guimarães
SETE OU OITO PEÇAS PARA UM BALLET [1994] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Philip Glass e Uakti
NAZARETH [1993] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: José Miguel Wisnik
21 [1992] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Marco Antônio Guimarães | Uakti
VARIAÇÕES ENIGMA [1991] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Edward Elgar
TRÊS CONCERTOS [1991] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Georg Philip Telemann
A CRIAÇÃO [1990] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Franz Joseph Haydn
MISSA DO ORFANATO [1989] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Wolfgang Amadeus Mozart
MULHERES [1988] • coreografia: Susanne Linke • música: Krysztof Penderecki
UAKTI [1988] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Marco Antônio Guimarães
RAPSÓDIA [1988] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Johannes Brahms
SCHUMANN BALLET [1988] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Robert Schumann
PAS DU PONT [1987] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Heitor Villa-Lobos
DUO [1987] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Heitor Villa-Lobos
CANÇÕES [1987] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Richard Strauss
CARLOS GOMES SONATA [1986] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Antônio Carlos Gomes
BACHIANA [1986] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Heitor Villa-Lobos
PRELÚDIOS [1985] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Frédéric Chopin
SONATA [1984] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Serguei Prokofiev
NOTURNO [1982] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Alberto Nepomuceno
REFLEXOS [1982] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Henrique Oswald | Bruno Kiefer
INTERÂNEA [1981] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Marlos Nobre
TRÍPTICO [1981] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Wagner Tiso
ÚLTIMO TREM [1980] • coreografia: Oscar Araiz • música: Milton Nascimento | Fernando Brant
CANTARES [1978] • coreografia: Rodrigo Pederneiras • música: Marco Antônio Araújo
MARIA MARIA [1976] • coreografia: Oscar Araiz • música: Milton Nascimento | Fernando Brant
Ficha Técnica
-
DIRETOR ARTÍSTICO
-
COREÓGRAFO
-
BAILARINOS
Ágatha Faro, Bianca Victal, Carlos Nunes, Davi Gabriel, Dayanne Amaral, Débora Roots, Edésio Nunes, Giulia Madureira, Isabella Accorsi, Jônatas Itaparica, Jonathan de Paula, Karen Rangel, Luan Barcelos, Lucas Saraiva, Malu Figueirôa, Pablo Garcia, Rafael Bittar, Rafaela Fernandes, Tris Martins, Vitória Lopes, Walleyson Malaquias, Williene Sampaio
-
ENSAIADORAS
-
DIRETORA DE ENSINO
-
MAÎTRE DE BALLET
-
PIANISTA
-
DIRETOR DE ENGENHARIA DE PALCO
-
DIRETOR TÉCNICO
-
TÉCNICOS DE PALCO
-
CONTRARREGRAS
-
ADMINISTRADOR
-
GERENTE ADMINISTRATIVA
-
GERENTE FINANCEIRO
-
SECRETÁRIA
-
DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
-
DIRETORA DE PROGRAMAÇÃO
-
PRODUTORA EXECUTIVA
-
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
-
DIRETORA DE PROJETOS SOCIAIS
GRUPO CORPO PELO MUNDO
ALEMANHA Aschaffenburg Baden-Baden Bonn Essen Frankfurt Friedrichshafen Fulda Fürth Hannover Heilbronn Karlsruhe Leverkunsen Ludwigsburg Ludwigshafen Neuss Recklinghausen Remscheid Schweinfurt Velbert Weimar Wiesbaden Wolfsburg ARGENTINA Buenos Aires La Plata AUSTRÁLIA Perth ÁUSTRIA Innsbruck Graz Saint Pölten BÉLGICA Antuérpia Bruges Bruxelas Gent Turnhout BRASIL Aracaju Atibaia Belém Belo Horizonte Blumenau Brasília Caxias do Sul Coronel Fabriciano Cuiabá Curitiba Florianópolis Fortaleza Goiânia Governador Valadares Ilhéus Ipatinga Itabira João Pessoa Joinville Juiz de Fora Londrina Maceió Manaus Mariana Montes Claros Natal Ouro Preto Paulínia Pelotas Ponta Grossa Porto Alegre Recife Ribeirão Preto Rio de Janeiro Sabará Salvador Santos São João del Rei São Luis São Paulo Teresina Timóteo Uberaba Uberlândia Vitória CANADÁ Assomption Baie-Comeau Banff Montréal Ottawa Québec Sherbrooke Vancouver Vernon Toronto CHILE Santiago do Chile CHINA Macau COLÔMBIA Bogotá Cáli CORÉIA DO SUL Seul COSTA RICA San José EQUADOR Guayacquil Quito ESPANHA Barcelona Bilbao Gijon Granada Las Palmas Madri Oviedo Palma de Maiorca San Sebastian Santander Valencia Valladolid ESCÓCIA Edinburgh ESLOVÊNIA Liubliana ESTADOS UNIDOS Amherst Anchorage Ann Arbor Arcata Austin Beckett Boston Chicago Cleveland College Park Colorado Springs Columbus Dallas Davis Elmira Fairfax Fayetteville Houston Humboldt Iowa City Key West Long Beach Los Angeles Miami Minneapolis Nashville New Orleans Newark Nova York Oswego Palo Alto Park City Philadelphia Pittsburgh Portland Purchase Richmond Riverside Saint Louis San Diego Santa Barbara Santa Fe Seattle Stanford Tucson Tulsa Washington West Palm Beach FINLÂNDIA Kuópio FRANÇA Aix-en-Provence Albi Alès Annecy Annemasse Arcachon Bayonne Belfort Biarritz Cannes Chambéry Dijon Gap Grenoble La Rochelle Le Creusot Lyon Martigues Massy Montpellier Mulhouse Nanterre Narbonne Paris Perpignan Saint-Quentin-en-Yvelines Sète Sochaux Roubaix Rueil-Malmaison Tarbes Toulouse Valence Valenciennes GRÉCIA Atenas HOLANDA Den Haag HUNGRIA Budapeste INGLATERRA Birmingham Bradford Brighton Epson High Wycombe Hull Londres Manchester Nottingham Paignton Plymouth Salford Sheffield Skegness Southampton IRLANDA Belfast ISLÂNDIA Reykjavik ISRAEL Jerusalém Tel Aviv ITÁLIA Bolonha Brescia Cremona Ferrara Milão Modena Reggio Emilia Spoleto Turim Viareggio Vicenza JAPÃO Tóquio LÍBANO Baalbeck LUXEMBURGO Luxemburgo Wiltz MÉXICO Cidade do México Guadalajara Guanajuato Monterey Puebla Zacatecas NOVA ZELÂNDIA Wellington PAÍS DE GALES Cardiff PORTO RICO San Juan PORTUGAL Lisboa Porto RÚSSIA Moscou SINGAPURA Singapura SUIÇA Baden Basel Fribourg Lugano Monthey Schaffhausen Winterthur Zug Zurich TAILÂNDIA Bangkok TAIWAN Taipei URUGUAI Montevidéu VENEZUELA Caracas